Independência ou morte


por Christiana Nóvoa

Deixa ver se eu entendi bem: pra consertar o estrago ao meio-ambiente causado pela Vale, será criado um fundo bilionário administrado pela própria Vale? E vamos dar à empresa a oportunidade luxuosa de gerir os recursos da própria multa, e ainda fazer o papel bonito de liderar a empreitada ecológica, com o Sebastião Salgado como garoto propaganda? Vale isso, Brasil? Ou é piada do Sensacionalista?

Inacreditável. É tipo um prêmio: Destrua um rio e ganhe um fundo!

O réu não pode ser o beneficiário da própria indenização.

Na prática, fica como se a Vale fosse “forçada” a bancar um programa ecológico (que todos sabemos que traz retornos positivos em imagem) com o dinheiro da própria multa.

Esse programa, eles tinham que ter feito antes, quando “apenas” usufruíam do ecossistema de forma predatória. Mas agora a Vale está na posição de empresa criminosa, tem que pagar prós cofres públicos sim. Não pode ser premiada com a gestão da própria grana, isso é ridículo.

A Vale arruma um jeito de, em vez de pagar, ficar girando a própria grana pra fazer um programa necessário sim, mas tardio, por irresponsabilidade desta mesma empresa.

Aí ela pega um cara bacana como o Sebastião Salgado, que talvez na melhor das intenções está tentando resolver a questão, mas tem o rabo preso com a Vale porque é patrocinado por ela há anos. Talvez tenha sido dele a idéia do fundo, talvez até fosse idéia antiga que acalentasse e a empresa ainda não tivesse “comprado”, e ele viu aí uma oportunidade…

Enfim, gosto dele, mas pense comigo: Fundos, fundações e que tais costumam ser “entidades sem fins lucrativos”, mas que empregam pessoal, recebem recursos e portanto “empoderam” quem os administra. Então a idéia dele coube como uma luva para a empresa. Ela conserta a cagada, sai bonita, e em vez de simplesmente tomar um ferro, vai fazer um programa ecológico com essa grana e ganhar um up na imagem combalida da empresa. Sacou? Golpe de mestre, só me surpreende que seja aceita, porque se eles são os vilões, não podem ganhar de presente o papel de mocinhos, às custas do povo. Entendeu meu ponto?


Transcrevi trechos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: