CINEMA DE LUTO Morre Manoel de Oliveira


jornal_noticias. Oliveira

publico. Oliveira

O mais antigo realizador em atividade do mundo morreu esta quinta-feira, 2 de abril, aos 106 anos. Os principais sites internacionais noticiaram a morte de Manoel de Oliveira.

Oito filmes marcantes de uma obra inesgotável

Entre “Aniki Bobó” a “Gebo e a Sombra”, respectivamente a primeira e a última longa-metragem de Manoel de Oliveira, cruzam-se sete décadas de cinema que compõem um trajecto ímpar. “O Passado e o Presente” (1972), “Francisca” (1981), “’Non’, ou a Vã Glória de Mandar” (1990), “Vale Abraão” (1993), “Palavra e Utopia” (2000) e “Singularidades de uma Rapariga Loura” (2009) são alguns dos momentos que marcaram a imponente obra do cineasta português. Veja vídeo 

“A forma como vemos o cinema e a cultura hoje não seria a mesma sem Manoel de Oliveira”

Reagindo à morte do cineasta, a porta-voz do Bloco de Esquerda afirmou que “este é o dia que nós julgávamos que nunca chegava”.

“Habituámo-nos a ver Manoel de Oliveira para lá de todas as probabilidades e os limites humanos a fazer cinema sempre com tanta energia e tanta boa disposição”, avançou Catarina Martins.

A dirigente bloquista frisou que “Manoel de Oliveira marcou o cinema português mas, mais do que isso, marca o cinema europeu”.

“É um dos grandes cineastas europeus. A forma como vemos o cinema e a cultura hoje não seria a mesma sem Manoel de Oliveira. E a maneira como olhamos para o Porto ou para o Douro é certamente diferente depois dos filmes de Manoel de Oliveira”, acrescentou.

“Agora saibamos nós ter metade da sua energia e da determinação, do bom humor e da vivacidade para que possamos ver os seus filmes, desde o Aniki-Bóbó ao O Gebo e a Sombra ou ao O velho do Restelo. É mesmo disso que precisamos: ver os filmes de Manoel de Oliveira!”, rematou Catarina Martins. Esquerda Net

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s