Salto de Itiquira. Um manancial de belezas no coração do Brasil


Catedral de Formosa

Catedral de Formosa

Com 170 anos de história, Formosa, distante 75 km de Brasília, é detentora de algumas das maiores belezas naturais de Goiás.
Há um número grande de cachoeiras no município. Nenhuma é tão exuberante como o Salto do Itiquira, com seus 168 metros de altura. É considerada uma das mais altas da América Latina e a oitava maior do Brasil. Está a apenas 34 km do Centro da cidade, com acesso pavimentado.
salto floresta
Crique na foto para ampliar

Crique na foto para ampliar

Itiquira0
salto de itiquira2
salto de itiquira
A queda d´água está dentro de uma área protegida: o Parque Municipal de Itiquira. Forma-se, em sua base, um poço, porém, não é permitido o banho, pois a força da queda d´água é muito forte. Logo abaixo, no rio, há outros poços com pequenas cachoeiras, onde é possível o banho. Depois do salto, o rio forma uma sequência de cachoeiras, corredeiras e poços, cobertos por uma densa floresta.
Possui ainda várias nascentes de água mineral e, fora do parque, um clube, restaurante, bares, lanchonetes, camping, piscinas de água corrente, hotel e chalés. A entrada no parque é cobrada. É extremamente comum a prática do rapel na região, em razão da altura existente no local.
Admirar a queda d´água é maravilhoso e se o tempo estiver de sol, forma-se um gigantesco arco-íris em volta da cachoeira.
salto itiquira arco iris
As trilhas ecológicas tornam os passeios turísticos mais emocionantes, onde é possível contemplar as belezas da natureza, as piscinas naturais e o pôr-do-sol.
LAGOA FEIA
De feia a lagoa só tem o nome. É um paradoxo. É de uma beleza estonteante. Localizada dentro do perímetro urbano de Formosa, a Lagoa Feia fica às margens da BR-020, que liga Brasília a Fortaleza.
Com 6 km de extensão e 300 metros de largura, a lagoa é uma das mais frequentadas do município. Ideal para natação, passeios de lancha, jet ski e pedalinho. Há bares e quiosques em uma de suas bordas, favorecendo o ponto de encontro e diversão dos turistas e da população local. Considerada o principal cartão postal de Formosa, a Lagoa Feia pode, em alguns pontos, chegar a 10m de profundidade.
lagoa feia
GRUTA DAS ANDORINHAS
Formosa abriga outros presentes da Mãe Natureza, como o Lajedo, que forma grandes piscinas naturais; a Gruta das Andorinhas, com aproximadamente 250 metros de profundidade; Buraco das Araras com 100 metros de profundidade e o Rio Bandeirinha, que forma várias cachoeiras.
gruta das andorinhas

Anderson Alcântara

adorinhas2A Gruta das Andorinhas, conhecida também como Buraco das andorinhas, tem esse nome pela quantidade de andorinhas que vivem e procriam no local.

adorinhas3

adorinhas4

One thought on “Salto de Itiquira. Um manancial de belezas no coração do Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s